Se você quer encantar recrutadores logo no começo de qualquer entrevista, existem algumas dicas que podem te ajudar. Confira!

Sabemos que o mundo corporativo está cada vez mais competitivo. Existem muitos profissionais capacitados e disponíveis devido ao cenário atual da economia.


Por isso, hoje em dia é preciso mais do que um currículo recheado de experiências. É preciso ir além da lista de competências e habilidades se o intuito é encantar recrutadores logo nos primeiros minutos.

 

Além de procurar se destacar dos seus concorrentes e investir na sua formação, encarar o seu currículo como um tipo de anúncio comercial das suas habilidades e se preparar para uma entrevista de emprego são algumas dicas que podem ajudar na hora da entrevista.


Na etapa presencial de um processo seletivo, os primeiros minutos ou segundos são fundamentais para conquistar a atenção e a simpatia do observador. Isso acontece pois essa é uma entrevista muito curta, na qual você terá mais ou menos uma hora para se fazer conhecer e mostrar a que veio.

 

Ou seja, cada minuto conta muito para o seu sucesso.

 

Portanto, fique sabendo que a primeira impressão nem sempre é a que fica, mas a imagem que você passa logo de cara pode determinar os rumos da reunião.

 

Confira outras dicas que podem ajudar você a abrir qualquer processo seletivo com chave de ouro:

Como encantar recrutadores no 1º minuto de entrevista.

1. Ser capaz de “quebrar o gelo”


A entrevista é um encontro entre dois estranhos que se veem pela primeira vez — o que pode ser constrangedor no início.

 

Por isso, sempre acontece aquela conversa trivial no começo sobre o clima, o trânsito ou algo do tipo.


Um candidato que seja hábil nessa conversa mostra seu conhecimento geral, sua capacidade de conectar assuntos, e isso é ótimo para começar uma boa entrevista.

2. Identificar o estilo do recrutador


Cada recrutador tem uma personalidade diferente: alguns são mais formais, enquanto outros preferem uma abordagem mais descontraída. Identificar rapidamente esse estilo, e se adaptar a ele, conta muitos pontos ao seu favor.


Se você conseguir moldar seu discurso à formação específica do interlocutor é melhor ainda, pois quanto mais você calibrar as suas palavras à personalidade do outro, maiores são as suas chances de ganhar sua simpatia.

3. Cuidar do visual

 

Você pode não acreditar, mas o cuidado com a higiene e estilo das roupas tem um impacto maior do que muita gente imagina.

 

Escolha o seu vestuário de acordo com os hábitos e valores da empresa em questão.

 

Uma boa opção é apostar em roupas sóbrias e clássicas para não ter erro!

4. Fazer perguntas interessantes

 

A entrevista de emprego não serve apenas para responder aos questionamentos do recrutador, mas também para aproveitar a ocasião e tirar suas dúvidas sobre a empresa, demonstrando interesse por ela.

 

Portanto, perguntas inteligentes são sempre bem-vindas. Isso mostra que você pesquisou sobre o negócio e a empresa e que não está despreparado.

 

Mas faça isso de forma equilibrada para não cansar o entrevistador!

5. Ser gentil com todos — independentemente de hierarquias

 

A última dica não poderia faltar: a cordialidade. Muitas pessoas esquecem que ela aparece nos pequenos detalhes, mas são aqueles candidatos que sorriem de forma sincera, cumprimentam quem encontram e não tratam as pessoas de forma hierárquica, mas com o devido respeito que mais encantam os recrutadores e a própria empresa.

 

Basicamente, se você for grosseiro com alguém fora da entrevista, não adianta nada ser extremamente educado depois.

 

Gostou das dicas? Esperamos que elas ajudem você a abrir novos caminhos para a sua vida!

 

Além disso, que tal ver mais dicas essenciais para garantir aquele emprego dos sonhos? Confira:

 

Está procurando emprego? Então seja discreto nas mídias sociais!

Postagens Relacionadas

Compartilhe: